Município de Nova Módica completa 59 anos de história!

Conheça um pouco da nossa história!

Partindo de Itambacuri a procura de um local ideal para fundar uma Colônia Italiana, o padre Capuchinho Frei Gaspar de Módica, passou por São Pedro (hoje Pescador), e abrindo caminho pela mata, alcançou um Córrego que denominou São Jorge, e ali acreditou ter encontrado o local procurado.

Frei Gaspar de Módica havia conseguido do Estado, a posse de 4.000 alqueires de terras, que seriam distribuídas aos colonos, para o cultivo de café. Assim, em 1927, chegando ao local demarcou o terreno para a fundação de um povoado. O local receberia o nome de Nova Siracusa, ou Barracão, mas como não foi possível a vinda dos Italianos, ficou mesmo conhecido por São Jorge, devido estar à margem do córrego de mesmo nome.

Os primeiros habitantes de São Jorge foram as famílias de Filomeno Cardoso de Araújo, Domingos Antônio Gonçalves e alguns membros da família Leal, que ali se estabeleceram, desbravando a região, até que, um pouco mais tarde, Frei Gaspar de Módica determinou a abertura da estrada São Pedro/São Jorge, possibilitando a vinda de novas famílias, surgindo, assim o povoado. Mais tarde, em 1953, com elevação a distrito, o povo resolveu reconhecer o trabalho de Frei Gaspar de Módica, denominando o distrito de Nova Módica, em homenagem a seu fundador.

Dr. Salvino Otoni, então prefeito de Itambacuri, propôs a elevação do povoado a distrito com o nome de Nova Módica. Depois, o distrito de Nova Módica foi elevado a município, com território desmembrado do município de Itambacuri.

Há 59 anos, Nova Módica é uma terra querida e amada por seus moradores. Em 2017, recebeu uma homenagem com uma canção composta para homenagear sua linda história. Confira o clipe oficial da canção por meio do link Nosso Lugar- Clipe Oficial.

Parabéns Nova Módica pelos seus 59 anos de história!

Prefeitura de Nova Módica – MG.