HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Partindo de Itambacuri a procura de um local ideal para fundar uma Colônia Italiana, o padre Capuchinho Frei Gaspar de Módica, passou por São Pedro (hoje Pescador), e abrindo caminho pela mata, alcançou um Córrego que denominou São Jorge, e ali acreditou ter encontrado o local procurado.

Frei Gaspar de Módica havia conseguido do Estado a posse de 4.000 alqueires de terras que seriam distribuídas aos colonos para o cultivo de café. Assim, em 1927, chegando ao local demarcou o terreno para a fundação de um povoado. O local receberia o nome de Nova Siracusa, ou Barracão, mas como não foi possível a vinda dos Italianos, ficou mesmo conhecido por São Jorge, devido estar à margem do córrego de mesmo nome.

Os primeiros habitantes de São Jorge foram as famílias de Filomeno Cardoso de Araújo, Domingos Antônio Gonçalves e alguns membros da família Leal, que ali se estabeleceram, desbravando a região, até que, um pouco mais tarde, Frei Gaspar de Módica determinou a abertura da estrada São Pedro – São Jorge, possibilitando a vinda de novas famílias, surgindo assim o povoado. Mais tarde, em 1953, com elevação a distrito, o povo resolveu reconhecer o trabalho de Frei Gaspar de Módica, denominando o distrito de Nova Módica, em homenagem a seu fundador.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Dr. Salvino Otoni, então prefeito de Itambacuri, propôs a elevação do povoado a distrito com o nome de Nova Módica, tendo sido elevado pela Lei nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, com território desmembrado do distrito de Pescador (ex. São Pedro). Pela Lei nº 2.764, de 30 de dezembro de 1962, o distrito de Nova Módica foi elevado a município, com território desmembrado do município de Itambacuri.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA

O município de Nova Módica está sob jurisdição da Comarca de Itambacuri, de 2ª entrância, desde sua emancipação.

Fonte: IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.