Formatura do Grupo de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 2018

A formatura aconteceu no município de Pescador-MG.

No dia 18 de agosto, sábado, foi realizada a Formatura do Grupo de Capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos na cidade de Pescador-MG. O evento contou com a participação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência dos municípios de Nova Módica e Pescador, pais, mestre, contramestres, amigos, professores, secretárias, equipe técnica do CRAS de Pescador e de Nova Módica, Polícia Militar, Conselho Tutelar e demais autoridades.

A capoeira é uma expressão cultural brasileira que compreende os componentes arte-marcial, esporte, cultura popular, dança e música. É difundida de modo oral e gestual, nas ruas e nas academias, bem como das relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e discípulos.

Com relação ao objetivo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por meio de varias atividades, os grupos têm o objetivo de propiciar entre os usuários: oportunidades para a escuta, valorização e reconhecimento do outro, produção coletiva, exercício de escolhas, tomada de decisões sobre a própria vida e do grupo, diálogo para a resolução de conflitos e divergências, reconhecimento de limites e possibilidades das situações vividas, experiências de escolha e decisão coletivas, experiências de aprendizado e ensino de igual para igual; experiências de reconhecimento e nominação de emoções nas situações vividas; experiências de reconhecimento e admiração das diferenças, entre outras.

Este ano a formatura foi realizada no município de Pescador que teve o objetivo de propiciar às crianças, adolescentes e jovens uma troca de experiência entre os diversos grupos de capoeira.

Confira as fotos da formatura:

Realização: CRAS, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura Municipal de Nova Módica em parceria com a Prefeitura Municipal de Pescador.