Equipe da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni realiza pesquisa sobre o vetor da Leishmaniose Visceral em Nova Módica

A equipe técnica da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni se encontra no município de Nova Módica realizando pesquisa sobre o vetor da Leishmaniose Visceral, no período de 17 a 20 de abril.

Conheça o Flebotomíneo – Vetor da Leishmaniose:

• Pode voar cerca de 400 metros
  • Pico de atividade: início da noite até a madrugada
  • Uma fêmea pode colocar de 40 a 100 ovos ao longo da vida
  • Reprodução em local úmido com sombra de matéria orgânica, além de fezes de animais
  • Tempo de vida na natureza desconhecido. Em condições experimentais vive entre 20 e 30 dias
  • Ciclo de desenvolvimento: varia entre 30 e 45 dias, passando pelas fases de ovo, larva, pupa e adulto.
  • Pode se alimentar de seiva vegetal e pulgões. As fêmeas também ingerem sangue de animais e de humanos.

Características:

• Asas alongadas e estreitas
  • Corpo delgado e amarelado revestido de cerdas finas e longas e patas compridas
  • Mede aproximadamente de 2 a 5mm dependendo da espécie (similar a um grão de arroz).

Vigilância Epidemiológica, Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Nova Módica – MG | Adm.: 2017 – 2024.