Conselho Tutelar realiza a Campanha Faça Bonito 2018

18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Na última sexta-feira, dia 18 de Maio, o Conselho Tutelar de Nova Módica realizou uma campanha com passeata pelas ruas da cidade em conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A campanha contou com a parceria da equipe do CRAS, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do CMDCA de Nova Módica, da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Nova Módica e da Escola Estadual Dr. Alair Alves Costa, além do apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e a presença dos Secretários Municipais.

Ao final da passeata, todos se reuniram no Ginásio Poliesportivo Fernandão onde aconteceram palestras sobre o tema e uma apresentação musical.

História

Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória-ES, poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas.

A capital do estado era uma cidade marcada pela impunidade e pela corrupção. Ao contrário do que se esperava, a família da menina silenciou diante do crime. Sua mãe foi acusada de fornecer a droga para pessoas influentes da região, inclusive para os próprios assassinos.

Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta.

Lei nº9.970/2000

Lei nº9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Chamada

O slogan Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

Confira as fotos deste evento:

Realização e Apoio: Conselho Tutelar, CRAS, Secretaria Municipal de Assistência Social, CMDCA de Nova Módica, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Escola Estadual Dr. Alair Alves Costa, Polícia Militar de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Nova Módica.