Boletim de Vigilância em Saúde 03/2018: Hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância em Saúde, divulgou nesta semana o Boletim de Vigilância em Saúde 03/2018: Hanseníase. O boletim tem por objetivo abranger o conhecimento da população e dos profissionais do município a respeito da Hanseníase no ambiente nacional, regional e municipal. O boletim foi realizado através da busca de dados na internet e de pesquisa de campo no município e na região.

Um pouco sobre a Hanseníase

A Hanseníase é uma doença crônica, infecciosa e transmissível, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem alta infectividade, no entanto, baixa patogenicidade; atinge pele e nervos periféricos, podendo levar a sérias incapacidades físicas. É de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória (MS, Portaria Nº. 204/2016).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, o diagnóstico precoce e o rápido tratamento de todos os novos casos de Hanseníase com terapia multidrogas continuam a ser as principais estratégias para o controle da doença.

Sabe-se que cerca de 25% a 50% dos pacientes podem ter algum dano do nervo e desenvolver incapacidades físicas. Para fins epidemiológicos, a OMS padronizou um instrumento de avaliação das incapacidades, o qual considera como incapacidade somente as lesões das mãos, pés e olhos, em especial, por serem mais frequentes e mais severas para as atividades cotidianas, bem como de diagnóstico mais simples. […]

O Boletim de Vigilância em Saúde Nº03/2018 se encontra disponível no link abaixo:

Boletim de Vigilância em Saúde Nº03/2018

Clique, leia e informe-se.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde.