Boletim de Vigilância em Saúde 01/2019: Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância em Saúde, divulgou nesta semana o Boletim de Vigilância em Saúde 01/2019: Dengue. O boletim tem por objetivo abranger o conhecimento da população e dos profissionais do município a respeito da Dengue no ambiente nacional, regional e municipal.

Um pouco sobre a Dengue

O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O dengue clássico se inicia de maneira súbita e pode ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

Um pouco sobre a Dengue

A principal forma de transmissão é pela picada dos mosquitos Aedes aegypti. Há registros de transmissão vertical (gestante – bebê) e por transfusão de sangue. Existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. […]

O Boletim de Vigilância em Saúde Nº01/2019 se encontra disponível no link abaixo:

Boletim de Vigilância em Saúde Nº01/2019

Clique, leia e informe-se.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde.