Nota de Esclarecimento: Transparência na divulgação dos dados referentes às pessoas acometidas pelo COVID-19 no Município de Nova Módica – MG

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Módica – MG informa que está realizando ações pontuais no enfrentamento da pandemia e vem trabalhando com total transparência na divulgação dos dados referentes às pessoas acometidas pelo COVID-19 no Município.

Durante os últimos 30 dias, foi notado um aumento significativo na proporção de casos confirmados no município. Salienta-se que este aumento se deu devido à realização da investigação de casos positivos, seus contatos diretos e a realização de ampla testagem dos trabalhadores da Prefeitura Municipal de NOVA MÓDICA – MG, principalmente dos funcionários da saúde, mesmo que assintomáticos, já que esses profissionais vêm atuando fielmente na linha de frente do combate ao COVID-19 desde o inicio da pandemia.

Salienta-se que garantir a saúde do trabalhador é essencial para o bom funcionamento e andamento dos serviços prestados à população e o intuito de realizar essa ampla testagem foi justamente de transmitir segurança tanto para o trabalhador, quanto para a população que depende dos serviços de saúde e com isso possibilitar uma resposta rápida no combate à COVID-19, reduzir a cadeia de transmissão, verificar em tempo oportuno casos confirmados da doença e proteger vidas.

Contudo, identificou-se um grande número de profissionais infectados acarretando em um aumento no número de notificações, já que de acordo com a PORTARIA MINISTERIAL Nº 1.792, DE 17 DE JULHO DE 2020 é obrigatoriedade de notificação ao Ministério da Saúde todos os resultados de testes diagnóstico para SARS-CoV-2 realizados por laboratórios da rede pública, rede privada, universitários e quaisquer outros, em todo território nacional.

Tais profissionais que testaram positivo e seus familiares foram orientados quanto ao isolamento domiciliar, como também devidamente monitorados pela Equipe de Saúde e retornaram ao trabalho após a cura.

Entretanto, atualmente vem circulando no município e nas redes sociais informações errôneas sobre este aumento de casos da doença, sugerindo que os recursos financeiros para realização de ações de enfrentamento ao CORONAVIRUS são repassados pelo Ministério da Saúde de acordo com cada caso confirmado de Covid-19 e os valores são aumentados proporcionalmente.

Diante do exposto, informa-se que não são verdadeiras tais informações já que a definição dos valores destinados pelo Ministério da Saúde ao enfrentamento da pandemia não toma como base o número de pacientes infectados ou mortos.

O Ministério da Saúde informou nas redes sociais que não faz qualquer repasse em função do volume de casos ou mortes pelo novo coronavírus. Os recursos da União para estados e municípios são divididos a partir de critérios como o tamanho da população e a complexidade do serviço prestado e todos os valores destinados ao Município são destinados para o enfrentamento da doença.

Demais informações e esclarecimentos sobre coronavírus, legislações vigentes e repasses recebidos podem ser encontrados em https://coronavirus.saude.gov.br, https://localizasus.saude.gov.br/ e https://portalfns.saude.gov.br/.

A Secretaria Municipal de Saúde continua trabalhando de forma pontual, estratégica e qualificada para repassar a comunidade dados epidemiológicos fidedignos e reitera a toda a população novamodicana que siga as recomendações de distanciamento social, higiene e principalmente o uso de máscaras.

“Informação correta também é uma grande arma na luta contra o coronavírus”.

Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Nova Módica – MG.