VII Conferência Municipal de Saúde de Nova Módica – MG

A Conferência aconteceu no Ginásio Poliesportivo Fernandão com o tema: Gestão do SUS.

Nesta sexta-feira, 23 de Junho de 2017, a Prefeitura Municipal de Nova Módica realizou a VII Conferência Municipal de Saúde de Nova Módica – Tema: Gestão do SUS, através da Secretaria Municipal de Saúde. O evento contou com a presença do Prefeito Walter Júnior Ladeia Borborema, do Secretário Municipal de Saúde Valdeci Martins de Mendonça e de todos os Secretários do Município de Nova Módica, bem como os Secretários Municipais de Saúde das cidades de Pescador, São José do Divino e São Félix de Minas, das palestrantes da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni: Advete Santos Figueiredo e Marilene Marta Nascimento Martins, da Consultora em Saúde da ARDOCE: Maria Regina Bosco de Menezes Silva, da Banda Filarmônica Santa Cecília de Pescador e demais autoridades do município, além da população que se fez presente.

Antes da abertura cerimonial do evento, todos os presentes participaram de um café da manhã, oferecido pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde, ao som da Banda Filarmônica Santa Cecília.

Abertura Cerimonial

A abertura cerimonial foi ministrada por Miriam Lemes Jardim que deu início ao evento lendo o Regimento Interno de Saúde. Para complementar a abertura, a Banda Filarmônica Santa Cecília tocou o Hino Nacional Brasileiro, o Padre Mizael ministrou uma leitura bíblica e o Ministério de Louvor da Paróquia São Jorge entoou um louvor para todos os presentes. Com a palavra, o Prefeito Walter Júnior justificou a ausência do Vice-Prefeito Jésus Ramos e agradeceu a presença de todos.

Palestras

O Secretário Municipal de Saúde, Valdeci Martins de Mendonça, iniciou as palestras falando sobre os trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde desde o início da nova gestão. Dentre os trabalhos, enfatizou os atendimentos voltados à saúde da mulher, o atendimento durante a realização da 55ª Festa do Padroeiro São Jorge e 1ª Feira Agroindustrial de Nova Módica, a vacinação de toda a população durante o surto de febre amarela ocorrido em todo o estado de Minas Gerais, a I Plenária de Saúde da Mulher e as pré-conferências realizadas nas comunidades rurais antecedendo a VII Conferência Municipal de Saúde de Nova Módica – Tema: Gestão do SUS.

A palestrante Marilene Marta deu início a sua palestra falando sobre os modelos de atendimento em saúde e da Política Nacional de Humanização e Gestão do SUS, onde o principal objetivo é o trabalho em conjunto de toda a equipe para atender de maneira satisfatória todas as necessidades dos usuários da saúde.

A palestrante Advete Santos falou sobre o atendimento da Atenção Básica de Saúde e sua funcionalidade como um todo, no que diz respeito às necessidades das famílias que procuram por atendimento. Também falou sobre os princípios do SUS: Universalização, Equidade, Integralidade e Descentralização e participação popular.

A palestrante Maria Regina e Consultora em Saúde do município, falou sobre Regularização do SUS, explicando como era o atendimento em saúde para a população antes da implantação do SUS, quando ele foi implantado e como de fato deve funcionar o Sistema Único de Saúde no que diz respeito à prioridade de atendimento dos usuários.

Encerradas as palestras, foi aberta ao público presente a sessão de perguntas para que todos pudessem tirar todas as dúvidas em relação ao atendimento em saúde do município.

Confira as fotos do evento:

Realização: Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Nova Módica – MG.