Boletim de Vigilância em Saúde 02/2017: LER – Lesões por Esforços Repetitivos e DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho

Durante o terceiro quadrimestre do exercício de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância em Saúde, realizou uma pesquisa referente a situação atual do município em relação ao casos de: Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). A pesquisa teve por objetivo abranger o conhecimento da população e dos profissionais do município perante as doenças relacionadas ao trabalho. Ela foi realizada através da internet e da busca de dados com as Fisioterapeutas do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) do município.

Um pouco sobre LER e DORT

As expressões Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), são termos usados de uma maneira generalizada e que abrangem os distúrbios ou doenças do sistema músculo-esquelético-ligamentar, podendo as mesmas estar ou não relacionadas ao trabalho.

As doenças enquadradas neste grupo compreendem uma heterogeneidade de distúrbios funcionais e/ou orgânicos, que manifestam em seu portador sintomas comuns, muitas vezes inespecíficos como: fadiga muscular, dor, parestesia, sensação de peso, mal estar, processos inflamatórios em tendões, ligamentos e bursas sinoviais e contraturas musculares. […]

O Boletim de Vigilância em Saúde Nª02/2017 se encontra disponível no link abaixo:

Boletim de Vigilância em Saúde Nº02/2017

Clique, leia e informe-se.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância em Saúde.